A MicroSurgical Technology foi fundada em 1976, nos EUA, pelo oftalmologista David J. McIntyre.
Fabrica desde essa data dispositivos médicos para cirurgia oftalmológica, característicos pela sua elevada qualidade e precisão.
A sua história inclui diversos marcos assinalados pelo lançamento de novos instrumentos exclusivos dos quais se destacam:
- Sistema de I/A Intertip, com diversas pontas intercambiáveis (ano 1993)
- Sistema DUET para a técnica cirúrgica bimanual, que inclui diversas pontas de aspiração como os choppers desenhados por Fine, Agarwal, Lindstrom, Olson e muitos outros (ano 2002)
- Gama de instrumentos de alta precisão denominados de micro-instrumentos, criados com a influência de cirurgiões de renome internacional como Ike Ahmed; David Chang e Rich Hoffman (ano 2003)
- Anel de Malyugin para retracção da Íris, provavelmente o dispositivo mais inovador desenvolvido para a cirurgia moderna da catarata. Desenvolvido pelo Dr Boris Malyugin, veio alterar a forma como os cirurgiões abordam os casos complicados de pupilas pequenas e o síndroma “IFIS”, permitindo encarar essas situações como rotina (ano 2007)
O anel de Malyugin atingiu em 2014 a marca do 1 milhão de utilizações.
Já depois disso, em 2016, foi desenvolvida a geração 2.0 do anel de Malyugin, resultado do feedback obtido dos cirurgiões, o que mostra a grande proximidade que a MST tem com a comunidade de utilizadores. Esta nova geração permite uma inserção e remoção ainda mais fáceis, por uma incisão mais pequena, graças ao novo desenho e material mais flexível.
A MST é desde 2012 uma empresa do universo Halma. A Halma detém diversas empresas da área Oftalmológica, com uma perspectiva de inovação tecnológica.